História

  • Clube
  • História

Futebol Clube Vaguense


O Futebol Clube Vaguense fundado em 01 de Maio de 1956 teve como principal objetivo o desenvolvimento físico dos seus associados por meio de jogos ao ar livre, especialmente, pela prática do futebol, ginástica e outras modalidades.

Fundado por João Machado Alves, Máximo Loffe, Alberto Cândido Rocha Merendeiro, Júlio da Rocha Pereira, João Carlos da Rocha Deusdeante, Elmano Ferreira Pimentel, António José dos Santos Mourão, Isidro das Neves Santos, Armando da Rocha Deusdeante, Duarte Pinho Júnior, Duarte João Gravato, Célio de Oliveira Leite, António Firmino Vasconcelos, Hélder Nunes da Costa, Reinaldo Ribeiro, Jaime Gonçalves Mouro, Miguel Francisco Sarabando, João Batista Ribeiro, Fausto Calado Neves e Joaquim Simões Albergueiro, ilustres figuras do Concelho de Vagos.

O FC Vaguense, ao logo dos tempos, assistiu a algumas dificuldades diretivas e financeiras, o que originou algumas interrupções de atividade nos seus quase 60 anos.

Nos seus primórdios, os seus sócios juntavam-se, normalmente, ao fim-de-semana para jogos de futebol e outras atividades ao ar livre, no parque de jogos da Vila de Vagos. Durante a semana, normalmente, os seus sócios reuniam, na Sede do Clube, onde conviviam, jogando ping-pong, matraquilhos, bilhar, cartas, xadrez e damas.

Após, uma crise diretiva e financeira, na qual o Clube perdeu todos os seus bens, reiniciou a sua atividade no início da segunda metade dos anos 70. Em 1976, filiou-se pela primeira vez na Associação de Futebol de Aveiro, para disputar o campeonato distrital de juniores, época 1976/1977, onde se classificou em 5º lugar na Zona Sul e em 10º a nível distrital.

Na época 1979/1980, o FC Vaguense participou pela primeira vez com uma equipa sénior, tendo alcançado o 2º lugar da III Divisão da Associação de Futebol de Aveiro, tendo ascendido ao campeonato distrital da II Divisão.

No ano seguinte, o FC Vaguense, após subida de divisão, atingiu um dos marcos mais importantes da sua história, sagrando-se campeão distrital da II Divisão, zona sul, época 1980/1981.

De realçar, que o Clube em apenas duas épocas conseguiu atingir o patamar mais alto do futebol sénior Aveirense.

Na época 1996/1997, novo marco histórico foi atingido, o clube foi finalista vencido da Taça Distrital de Aveiro.

Mas, no final da época e após 21 anos de futebol federado, mais uma crise diretiva e financeira abalam o clube, tendo encerrado atividade.

Em meados de 2008, surgiu uma equipa jovem para reiniciar esta instituição, com um novo projeto focalizado para a formação de jovens na prática do futebol, no quadro do desporto federado.

Na época 2009/2010, o Clube conseguiu filiar na Associação de Futebol de Aveiro quatro equipas de futebol 7 – Infantis B, Escolas A, B e C, contando com 49 atletas federados, tendo sido um desafio bastante auspicioso, uma vez que o Clube não tinha instalações desportivas, os jogos federados eram realizados no campo dos Lagos, em Soza, gentilmente cedido pela ADC Sosense e os treinos eram realizados num campo improvisado na Vila de Vagos, onde atualmente se situa o campo de treinos do Complexo Desportivo de Vagos.

Na época seguinte, 2010/2011, O Futebol Clube Vaguense conseguiu um crescimento significativo, de atletas e equipas, conseguindo filiar-se na Associação de Futebol de Aveiro em todos os escalões de futebol 7 - Infantis A e B, Benjamins A e B e Traquinas, contando com 93 atletas federados.

Com o crescimento exponencial do Clube em apenas duas épocas, o FC Vaguense, em parceria com o Município de Vagos, reuniu sinergias para devolver o futebol federado à Vila de Vagos e após uma melhoria significativa do campo de Vagos – atual campo de treinos do Complexo Desportivo de Vagos – conseguiu, parcialmente, realizar a época 2011/2012, na Vila de Vagos, jogando os escalões de futebol de 7, em Vagos e, o escalão de Iniciados – Futebol 11 – criado nesta época, na Vigia, no campo da ADC Freguesia de Santo André, contando agora o Clube com cerca de 150 atletas.

Mas, na época 2012/2013, com a abertura do novo Estádio Municipal de Vagos, o Clube viveu nova fase, foi reestruturado e modernizado o que permitiu uma evolução desportiva expressiva, surgindo um novo escalão, o de juvenis – Futebol 11, e os primeiros resultados desportivos apareceram, o escalão de Infantis “B”, sagrou-se vencedor da série dos últimos “F” e nos restantes escalões obteve melhorias classificativas significantes, passando para os 158 atletas federados

Na época 2013/2014 apareceu um novo desafio no Clube, criou-se o escalão de Juniores Sub/18 Feminino, que disputou o C.D. Feminino Sub/18 – Fut.7 e foram atingidos resultados desportivos expressivos, nomeadamente, nos escalões de Iniciados e Benjamins "A".

No escalão de Iniciados, o Clube conseguiu apurar-se em primeiro na série “H” do C.D. Iniciados II Divisão, tendo disputado a série dos primeiros, ficando no 8º lugar. Já no escalão de Benjamins “A” após vencer a série “I”, ficou em 10º lugar na série premium.

Em 2014/2015 novos desafios se adivinham com muitos êxitos.

Um Clube, uma Tradição.



© 2017 F. C. Vaguense

desenvolvido por Rilop